2009-09-21

outono


a primeira vez que notei a cor de Outono foi há muito tempo, parece uma eternidade, estava no Porto, tinha seguido para Espinho, para o Cinanima, dado boleia à Luísa, que aproveitou para dar um pulo ao Porto para trazer coisas de casa para Lisboa, pediu-me se podíamos passar no Porto, aquiesci, fomos, e numa avenida qualquer ela mostrou-me a cor das folhas das árvores e disse olha que bonito estas cores de Outono e pela minha expressão ela viu que eu não via e disse-me tu não ligas muito a isto pois não e eu devo ter dito que não, lembro-me de ter dito que não, e desde esse tempo até agora passou um tempo imenso, parece uma eternidade, e a luz de Outono, as cores de Outono, vejo-as, e à janela, ontem, ao fim da tarde, disse em voz alta, olha-me esta luz, e repeti, olha-me esta luz, uma luz que não sei o que tem, é hipnótica, tem uma beleza muito particular, da minha janela vê-se uma colina e alguns prédios pela colina acima, e a luz reflecte-se nas janelas, às vezes vem directa do sol a mim e entra-me adentro pelo quarto e não sei se por mim

que luz vejo hoje é uma luz diferente
que a luz pode ser que seja igual
que os olhos pode ser que sejam diferentes

Pedro

6 comments:

Blondewithaphd said...

E tem tudo a ver com o olhar...
Claro!

Manuela Araújo said...

As belas cores de Outono ao mesmo tempo que são admiráveis provocam uma nostalgia que nem sei explicar.
Belo texto poético!

Marta said...

gosto do Outono e de textos assim, com esta luz.

Helena Sacadura Cabral said...

Os olhos são os mesmos. Não o olhar! Felizmente.
O Outono ao qual atribuem tanta tristeza é, para mim, a estação de eleição: madura, com sol mas fresca, com árvores despidas mas tapetes de folhas no chão, e com uma temperatura que pede outro corpo, para temperar. Este é o "meu outono"!

Pedro said...

eu não sabia o que era o Outono
até chegar a este Outono

é bom o Outono
e ter luz
e ter tempo
e ter espaço
para sentir o olhar
para sentir o calor
no tempo de um corpo no olhar

Luz said...

Os olhos que olham permanecem num outro olhar que olha o Outono, a sua luz agora com a magia que o próprio Outono tem em si.
Confesso, gosto da chegada do Outono, gosto de todas as estações, mas posso dizer que esta sempre foi a minha estação por tantos motivos, aqueles que caracterizam o próprio Outono e outros exteriores, mas no fundo inerentes ao mesmo.
Gosto da cor, do cheiro, da luz, da magia que dele emana..., é especial e, por isso, sempre ansiei pela chegada do Outono desde menina.